Templo

Obras avançam na Nova Catedral de Niterói

Estrutura poderá acolher 5 mil pessoas, em seu interior

Cúpula da Nova Catedral terá 60 metros de diâmetro e a nave central, 80 metros.
Cúpula da Nova Catedral terá 60 metros de diâmetro e a nave central, 80 metros. |  Foto: Divulgação

A construção da Nova Catedral São João Batista, no Centro de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, chegou nesta terça-feira (31) a fase de concretagem do 17º pano de laje do Caminho da Gratidão, atingido um patamar de 50% da totalidade.

A informação é do engenheiro Aloísio Lannes, um dos responsáveis pelo andamento do projeto.

Segundo a Arquidiocese de Niterói, para a metade do Caminho da Gratidão, obra do período de março a novembro deste ano, foi utilizado um volume de concreto de 324 m³ e 41 toneladas de aço.

A obra teve início em 2014, no governo de Dom José Francisco Rezende Dias, que retomou o projeto de construção da Nova Catedral São João Batista, projetada pelo Arquiteto Oscar Niemeyer, com estrutura para acolher 5 mil pessoas, em seu interior.

Situada às margens da Baía de Guanabara, num local privilegiado pela beleza, a cúpula da Nova Catedral terá 60 metros de diâmetro e a nave central, 80 metros.

Na Nova Catedral, que fica no Caminho Niemeyer, haverá uma série de setores de evangelização e prestação de serviços.

Dom José Francisco, Arcebispo Metropolitano de Niterói, em sua visita no final do mês de setembro, convidou todos a contribuírem com a “Obra de Fé”.

Os interessados em ajudar poderão acessar o site: caminhodagratidao.com.br ou novacatedral.com ou ligar para (21) 3602-1741.

Os fiéis da Arquidiocese já estão contribuindo com o Caminho da Gratidão, que será uma galeria, com placas de cristal personalizadas, como uma forma de agradecimento às pessoas que estão ajudando a erguer a Nova Catedral.

Dom José Francisco, Arcebispo de Niterói, em entrevista recente, destacou:

“A Catedral é a Igreja-mãe em uma Arquidiocese. Quando a Santa Sé, no ano de 1892, criou a diocese de Niterói, passamos a utilizar algumas paróquias, no decorrer dos anos, como Catedral. A oportunidade de construir uma Igreja Catedral é um privilégio, é um desafio. E experimentamos a providência de Deus que tem em tudo conduzido essa construção. Providência que é testemunhada generosamente por todos os fiéis católicos de nossa Arquidiocese e que, atualmente, podem vislumbrar a belíssima construção sendo erguida e tomando forma.”

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Nova Catedral Niterói (@novacatedralniteroi)

< Estado e Governo Federal definem plano para combate ao crime no Rio Líder da milícia de Zinho deixa cadeia pela porta da frente no Rio <